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ATENDIMENTO

Marketing Digital

O consumidor como o início, o meio e o fim da cadeia de valor

Os 8 Ps do Marketing Digital

O Marketing Digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

Podemos traduzir em ações de Marketing adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing tradicional e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional.

Metodologia 8Ps do Marketing Digital

A metodologia 8Ps baseia-se em explorar de forma ciclíca e estratégica as melhores práticas e ferramentas que a internet oferece hoje para o seu negócio alcançar os melhores resultados em vendas e em presença online. 

Ela é uma das metodologias mais utilizada em faculdades, agências e empresas no Brasil e no mundo.

A Metodologia 8Ps não estabelece fórmulas, mas mostra o passo a passo para definir as suas prioridades na internet. Ter a Metodologia 8Ps implantada em sua empresa proporciona um processo mais estruturado das ações de Marketing Digital, o que torna o trabalho mais organizado, gerando ótimos resultados.

EFICIÊNCIA NOS RESULTADOS

O mais importante é começar

Seja por um HotSite uma Landing Page ou apenas uma Fan Page, o que importa é iniciar sua divulgação.

Qualidade nas apresentações

A qualidade da sua apresentação é medida pela sua capacidade de levar seu público a uma ação.

Confira abaixo um breve resumo de cada etapa do processo da metodologia 8Ps do Marketing Digital:

1º P

Pesquisa = Captação de informações

Levantamento de dados sobre a empresa, o público-alvo, o segmento de atuação, seus concorrentes e os hábitos de busca dos usuários no Google, blogs, fóruns e redes sociais.

Nesse primeiro P, mostrarei a pesquisa realizada para levantar os hábitos de busca dos usuários Descobrir o que as pessoas buscam no Google é descobrir quais as intenções compra do mercado e as próprias motivações dos consumidores.

Essa pesquisa permite traçar um perfil bem preciso do público-alvo para saber, como alcançá-lo de maneira mais efetiva.

Também mostro a pesquisa sobre o público-alvo em blogs, fóruns e redes sociais para entender suas necessidades e desejos.

Após cruzar as duas informações, traçamos um perfil preciso do consumidor com relação as suas buscas e estaremos prontos para o próximo P.

2º P

Planejamento

Elaboração do plano de marketing digital com definição da estratégia, do posicionamento, das ferramentas, das métricas e do orçamento.

Na metodologia, o 2ºP é o próprio planejamento de marketing digital que tem em mãos. É importante que este projeto seja validado e aprovado, para ser uma diretriz para todos os envolvidos em sua implementação.

Mudanças após a aprovação deste projeto ficarão por conta de pequenos ajustes e deverão ser conversadas entre ambas as partes.

O documento que tem em mãos irá auxiliar toda a equipe quanto ao passo a passo das ações de marketing digital.

3º P

Produção

Executar o planejamento com foco na estrutura do website ou loja virtual, funcionalidades, ferramentas, aplicações, jogos, textos, conteúdo multimídia, contas nas redes sociais - de forma otimizada para mecanismos de busca (SEO).

Essa parte explicará como será a fase de desenvolvimento do site. Nessa etapa transformamos o planejamento em algo tangível e visível para o mercado a plataforma do site. Nessa etapa apresentarei todo o detalhamento para o desenvolvimento da plataforma, desde o escopo do wireframe do site, até seu layout e escopo.

É importante que o projeto do site seja aprovado de forma definitiva para que o site posteriormente siga suas diretrizes e não haja mudanças ao longo da produção, o que evita o retrabalho e minimiza os problemas com prazo.

4º P

Publicação

Publicação do conteúdo produzido para o público-alvo definido, início do monitoramento, da campanha de links patrocinados e da conversação nas redes sociais.

Após o site estar com toda a sua estrutura pronta, será importante alocar uma equipe de jornalistas para escrever o conteúdo do site segundo critérios de otimização para o Google e segundo técnicas persuasivas para o consumidor.

A publicação de conteúdo é dividida em três etapas:

  • Conteúdo no site, antes do site ser publicado (conteúdo institucional, conteúdo persuasivo para vendas misturando conteúdo e propaganda);
  • Publicação de conteúdo em outros sites (como YouTube, SlideShare e outros).
  • Publicação contínua de conteúdo no próprio site, principalmente para melhorar o posicionamento no Google;

A veiculação de conteúdos, não só no próprio site da empresa, mas também em sites colaborativos – os sites ícones da web 2.0 - é de importância vital para que sua empresa tenha sua marca difundida por toda a web gerando credibilidade e presença na web.

5º P

Promoção

Realização de ações de comunicação para promover a marca da empresa e o seu conteúdo online, através das redes sociais como sorteios, e-mail marketing, fóruns, blogs, jogos, concursos e recomendação de formadores de opinião, tendo como objetivo a geração de resultados a curto prazo.

Dependendo dos objetivos de marketing da empresa, a etapa da promoção é muito importante para gerar “buzz” no mercado. São essas ações que geram resultados de venda a curto prazo e com maior credibilidade.

O 5ºP discutirá quais as ações de comunicação que a empresa deverá fazer para divulgar a sua marca, sempre em conjunto com o 6ºP para que a marca seja viralizada por meio de campanhas com um viés cooperativo maior do que seu caráter competitivo.

6º P

Propagação

Estímulos que visam ampliar e facilitar a propagação da marca e dos produtos da empresa, através de marketing viral, provocando a rede a compartilhar conteúdos relevantes, através de vídeos, tutoriais, podcasts, entrevistas, mobilizações, respostas aos comentários do público. Aqui vamos utilizar o Grau de Atividade do Consumidor – o consumidor atuando como vendedor da marca.

Uma vez que a empresa tem conteúdo relevante para o consumidor, que foi gerado no 4º P, e ações promocionais, desenvolvidas no 5º P, é importante propagar tais atividades em redes sociais, fóruns, blog e afins além de fazer com que as ações do 5ºP sejam divulgadas pessoa a pessoa de diversas maneiras de divulgar sua marca pela web se aproveitando o alto Grau de Atividade do Consumidor – o consumidor atuando como vendedor da marca.

7º P

Personalização

Foco nas ações e nos grupos que apresentam maior retorno, adaptando a estratégia de forma a aumentar o engajamento e a fidelização através do marketing de relacionamento, melhorando a experiência do público-alvo.

A empresa deve, não somente atrair continuamente novos clientes, mas vender cada vez mais para clientes antigos, através do marketing de relacionamento via web, fidelizando e vendendo mais produtos e serviços para clientes que já conhecem a empresa.

O 7ºP mostra como que o cliente deverá fazer campanhas de e-mail marketing para fidelizar clientes e se relacionar com eles de forma contínua.

8º P

Precisão

Esta fase corre em paralelo das etapas a partir do 4º P - Publicação, a fim de identificar os benefícios obtidos, quais áreas que apresentam maior retorno do investimento, identificação de novas oportunidades e quais alterações deverão ser feitas.

A maior vantagem da internet é a capacidade de mensuração de resultados de toda e qualquer ação realizada. A partir do momento que sua empresa começar a mensurar tais resultados, conhecerá melhor o público-alvo e volta-se para o primeiro passo melhorando, a cada ciclo, as ações dos outros P´s.

O 8ºP mostra ao cliente o que deve mensurar continuamente e quais os resultados esperados, nos baseando nas pesquisas feitas no 1ºP, principalmente com relação a volume de buscas de palavras-chave no Google.